07/06/2011

[RESENHA] MOVIE: Tonari no Totoro (Meu Vizinho Totoro)




Esqueça todos os últimos filmes da Disney. Voce vai conhecer agora um verdadeiro filme de animação original. Vamos acompanhar. =)



Tonori no Totoro (meu Vizinho Totoro) é um filme original produzido pelo Estúdio Ghibli em 19XX e com roteiro e direção do já consagrado diretor Hayao Miayazaki. 


Satsuki e Mei se mudam com o seu pai para uma casa no campo. A casa é velha e parece ser assombrada mas isso não assusta nem um pouco as meninas. Ao lada da casa há um morro onde fica uma enorme arvore de cânfora (aquilo que dá cheirinho no gelol. Ok. O exemplo não é dos melhores. xD). Um dia quando Mei brincava pelo quintal da casa ela encontra uma pequena criatura que carregava consigo nozes. Encantada com a criatura ela acaba a seguindo e encontrando uma criatura ainda maior. Advinha quem? A partir de então o filme mostra a relação entre as meninas e Totoro. Uma relação metafórica que pode ser entendida em uma relação entre o homem e a natureza.


Ambientado num ambiente de interior, com plantações, vizinhos amigáveis e uma inocência típica deste lugar, Meu Vizinho Totoro é uma história simples sem grandes reviravoltas, os personagens não são bons ou mals. São personagens que retratam, talvez, o modo de vida típico japonês. Uma das curiosidades é que os filmes de Hayao Miyazaki não possuem um tempo cronológico específico, assim não da pra saber qual exatamente a época em que o filme se passa.


Totoro é um grande bicho de pelúcia. #fato. Sua aparência ambígua é o mais extraordinário dessa criatura. Seu sorriso transmite ao mesmo uma alegria e uma maldade, que não existe. Ele poderia perfeitamente fazer um filme de terror. É daquele sorriso tipo sinistro, quando você não sabe qual a verdaeira intenção por trás dele.


As irmãs são as coisas mais fofas. Cheias de energia e tem uma relação muito bonita. A vovó que ajuda a família é simpática apesar de sua aparência duvidosa. Seu neto apesar de não aparecer muito, parece nutrir sentimentos por Satsuki. Há ainda outros personagens que aparecem mas nada de muito relevantes.


Para quem quer fugir um pouco daqueles filmes da Disney, com musiquinhas irritantes, o universo do estúdio Ghibli é ideal pois são filmes que sempre trazem uma grande mensagem. E esta foi minha primeira resenha sobre um filme do Ghibli. Ainda estou extasiado devido a experiência única que este filme me proporcionou. Hayao Miyazaki sabe fazer rir e chorar com grande maestria. Assistirei mais filmes deste estúdio. Espero assim fazer, assim como eles fazem filmes, grandes resenhas. =)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário