27/06/2011

[RESENHA] Pandora Hearts



Pandora Hearts é um anime baseado no mangá homônimo criado por Jun Mochizuki. Teve uma anime de 25 episódios produzido pelo estúdio Xebec (Love Hina) e transmitido na TV pelo canal TBS, dando início ao Pandora Project.



A história conta sobre Oz Bezzarius, um jovem que ao completar 15 anos é obrigado a passar por uma cerimônia de maturidade, onde ele de fato se torna adulto. Mas no dia de sua cerimônia, um fenômeno acontece e ele é mandado ao Abismo pelos membros da família Beskerville. No abismo ele encontra Alice, uma “corrente” que de alguma forma parece ter alguma ligação com o passado de sua família. Para sair de lá, Oz faz um contrato com Alice, e agora os dois lutarão para alcançar seus objetivos, Oz deseja saber porque foi mandado ao Abismo e Alice deseja recuperar suas memórias.


Pandora Hearts parece ser ambientado no final do século XIX. Suas cidades tem uma aparência européia, as roupas dos personagens e o modo como a sociedade é retratada, onde as famílias, cada qual, tem sua importância, nos remetem ao clima europeu.


A história possui muitas referencias a história de Alice no País da Maravilhas, de Louis Carrow. Cada personagem de Pandora lembra um personagem do conto. Temos personagens fazendo referencia ao Chapeleiro Maluco, ao Coelho, ao relógio etc. Pandora Hearts possui sim uma história própria mas os elementos de Alice no País da Maravilhas estão presentes o tempo todo.


A animação de Pandora não é revolucionária nem abaixo do normal. Posso dizer que é uma animação “preguiça” pois pelo clima da história, a aparência em geral do anime poderia ser mais bonita. No quesito animação o estúdio Xebec não é muito caprichoso mesmo.


A trilha sonora é incrível. Com um clima meio sombrio, meio de conto de fadas, consegue cativar o telespectador. A abertura é cantada pela voz grave do grupo Function Junction (Ookami Kakushi) e os encerramentos são cantados por Maze. O primeiro é meio sombrio mas o segundo é mais tranqüilo e até mais bonitinho. 


A história não avança muito no mangá. Temos momentos altos e baixos durante os 25 episódios. Oz é o típico personagem principal: aceita tudo o que vê, poucas vezes questiona, tem um incrível senso para resolver mistérios e por aí vai outros atributos. Neste ponto achei falho, pois se em um episódio ele é todo phodão no próximo já é um completo ignorante e isso acontece na mesma sequencia da história. Se fosse em pontos diferentes tudo bem mas não. É na mesma. No anime a narrativa da história acontece a passos lentos, onde acaba se perdendo tempo com situações que achei desnecessárias prolongar.


Pandora Hearts não acrescenta nada de extraordinário em sua narrativa, pois o mesmo acaba usando elementos da cultura ocidental. Quem nunca ouviu falar em Alice no País da Maravilhas que atire a primeira pedra (mas cuidado com o monitor). Pra quem gosta de ver cultura ocidental em animes, Pandora é um prato cheio. Pra quem procura algo diferente nos animes, longe dos ecchis também recomendo assistir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário