06/07/2011

[RESENHA] C – The Money of Soul and Possibility Control


C – The Money of Soul and Possibility Control é um anime de 11 episódios exibido no programa Noitamina da TV Fuji onde podemos, então, contar com um anime com um tema diferente. O anime foi produzido pelo estudio Tatsunoko Productions (Macross).



E se você pudesse conseguir dinheiro fácil em troca de seu futuro? Baseado nesse questão, ocorre o desenrolar desta história. Kimimaro estava cansado de nunca ter dinheiro para fazer o que queria. Um dia, na sua casa, depois de voltar da universidade, ele recebe a visita do estranho Masasaki que veio lhe oferecer uma chance de ganhar muito dinheiro. Incrédulo, Kimimaro nem da muita bola para Masasaki mas no dia seguinte quando ele vai verificar sua conta no banco percebe que há muito mais dinheiro do que ele tinha. Na duvida, ele acaba pegando o dinheiro que estava lá e isso seria uma forma de contrato com Masasaki, pois agora Kimimaro poderia visitar o Distrito Financeiro do Sudeste Asiático, um lugar que na verdade é outra dimensão, onde apenas quem teria feito tal “contrato” pode entrar. Neste lugar ele poderá aumentar sua renda, fazer aplicações, transações e todos os outros termos que você conhece relacionado a economia.


O anime trata basicamente do dinheiro em si e a influencia que ele exerce sobre o mundo. Os diálogos do personagens são sempre sobre o dinheiro e o futuro que lhes foi tomado como garantia. Adiciona-se a isto, como já dito na sinopse, todos os termos clássicos, que se encontra em qualquer artigo de economia. : recessão, aplicação, ações, empréstimos, dividas, negócios, bolsa de valores, lucro etc.


Na animação, o anime não apresenta nada de inovador. O diferencia dele é ter cenários muito bem desenhados. A isto temos um ponto negativo para a série, pois a animação dos personagens parece ser inferior a que foi usada nos cenários. Passa a sensação de que está faltando algo.


A trilha sonora do anime é boa. A abertura ficou por conta da banda NICO Touches the Walls (Fullmetal Alchemist Brotherhood, Naruto Shippuuden). O encerramento também agrada. A trilha que corre no anime não é diferente nem revolucionária, apenas cumpre seu papel.


Em relação a história contada no anime, o final pode ser decepcionante pois fica em aberto e há coisas sem explicação. O anime flui bem, de modo que da pra assistir 3 episódios diretos mas com uma sensação de como se tivesse assistido a apenas 1. É uma história que prende o expectador e faz você querer ir correndo assistir o próximo episódio.


Outro ponto negativo (talvez) é que o anime apesar de tratar de um tema adulto, tem a típica fórmula que agrada os pré-adolescentes: lutas. Sim o anime possui lutas ao estilo-mistura de yu-gi-oh (invocando seres do cartão de crédito), Digimon (criando laços com seu bichinho superpoderoso). Esse estilo shounen trás um climas mais jovial a série.


Como é de praxe do Noitamina, o anime tem uma história meio underground que agrada aos mais velhos no mundo da animação japonesa. O tema dinheiro chama a atenção para quem vai assitir, já que aquelas aulas de geopoliptica podem fazer sentido aqui, pra pelo menos saber do que os personagens estão falando.


Pra quem procura um anime com uma temática diferente, C é recomendadíssimo. O anime é bom mesmo não apresentando nada revolucionário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário