27/07/2011

[RESENHA] Deadman Wonderland


Deadman Wonderland é um anime baseado no mangá de mesmo nome. O anime foi produzido pelo estúdio mangoble e transmitido na temporada de primavera japonesa, entre abril e junho de 2011. A história é original da dupla Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou, mesma dupla que trabalhou no anime e mangá Euerka Seven.



Em tokyo um acidente aconteceu e destruiu boa parte da cidade. Este local ficou conhecido como buraco vermelho. Nele foi construída a primeira prisão privada do Japão, Deadman Wonderland. Afim de restaurar a área atiginda, nesta prisão são realizados vários espetáculos, protagonizados pelos detentos.

 

Ganta Igarashi é um aluno normal de uma escola. Um dia um homem vestido de vermelho aparece flutuando na janela de sua classe. Este homem ataca a classe de Ganta, mata todos os seus colegas e o deixa vivo. Ganta então é acusado de matar todos os seus colegas e pega a pena de morte. Ele então é mandado pra a Deadman Wonderland para ser executado. Lá ele vai perceber que esta não é uma cadeia comum e agora terá que dar seu sangue, literalmente, se quiser sobreviver.


Antes de falar mais sobre a série, vou tentar considerar apenas a história vista no anime, já que o mangá é muito superior em tudo. A história do anime, é simples, porém corrida. Não apresenta toda a complexidade existente no mangá mas mantem alguns elementos. O enredo trata muito do psicológico dos personagens, já que agora eles estão com suas vidas nas mãos de pessoas que fazem o que bem entendem. Cada detento é obrigado a enfrentar seus próprios medos e tentar sobreviver em meio a tanta loucura que lhe é apresenta dentro da cadeia.

 


A animação do estúdio Manglobe é boa, apesar de ter momentos em que você acha que está faltando alguma coisa. Um ponto negativo para mim foi que pecaram no design dos personagens. O Ganta do mangá tem uma aparência bem mais infantil do que a vista no anime. Outros personagens ainda conseguiram manter mais próximos do original.


O anime logicamente não conta toda a história do mangá, que aliás é bem violento, violência essa que foi perdida no anime. Muitos cortes foram feitos, o que acabou estragando um pouco toda a “magia” da história. Pense bem, já que vão fazer um anime sobre um mangá violento, nada mais certo do que manter a violência o anime também, houve cortes desnecessários.


As musicas do anime são boas. A abertura, muito superior, conseguiu passar um clima bem hardcore. Já o encerramento, quem canta é a banda Nigirls, que aliás também tem uma musica no anime Eureka Seven, qualquer semelhança é mera coincidência?


Nas palavras de outra critica do anime que li, faço delas minhas: “O anime só serve para divulgar o mangá, que aliás já é bem famoso.” Pra quem assistiu ao anime primeiro e ficou com uma sensação de vazio digo para correr atrás do mangá. Falando nisso, parece que o mangá de DW está para desembarcar no Brasil via Panini nos próximos meses. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário