04/11/2011

[RESENHA] CDZ: Lost Canvas



Saint Seiya: The Lost Canvas – Meiou Shinwa (A saga de Hades) é um anime baseado no mangá de mesmo nome. O mangá por sua vez é desenhado por Shiori Teshirogi e escrito por Masami Kurumada e conta a história da Guerra Santa anterior a que foi vista na série clássica de Os Cavaleio do Zodíaco.




No século XVIII mais uma guerra santa tem inicio. Em uma pequena vila na Itália, moram Tenma, Sasha e seu irmão Alone. Eles vivem em um orfanato e levavam uma vida tranqüila até que um dia, um homem com uma caixa de metal nas costas levou Sasha embora alegando que era ela a encarnação da deusa Atena e que deveria se preparar para a Guerra Santa que ocorreria dali a alguns anos. Anos mais tarde, Tenma e Alone seguiam suas vidas normalmente, até que num dia de chuva, Tenma, na tentativa de salvar seu vilarejo de uma inundação, desperta o cosmo que havia em seu coração. Nesse momento ele é observado pelo cavaleiro de ouro, Dohko, de Libra, que lhe oferece treinamento para se tornar um cavaleiro. Tenma, então, também parte da vila em direção a Grécia para se tornar um cavaleiro, deixando Alone sozinho na vila. Neste tempo sozinho, Alone acaba sendo despertado, por Pandora, como Hades, o imperador do inferno que lutará contra Atena na Guerra Santa. A partir deste momento, o destino dos três amigos se cruzará num futuro cheio de lutas, mortes, sangue. Uma Guerra que já dura desde os tempo mitológicos.



Essa é a premissa de Lost Canvas, mostrar a guerra Santa Anterior à vista na série clássica, quando Dohko (Libra) e Shion (Áries) ainda eram cavaleiros de Atena. Lógico que a série é apenas mais um caça-níquel para o Tio Kurumada, que ainda tenta tirar leite de pedra com a franquia Saint Seiya e não é que ele acaba conseguindo?



Depois de muita enrolação, esse novo anime ficou responsável pelo estúdio TMS Entreitaniment, deixando a toda poderosa Toei de fora, devido as brigas que já vinham desde a produção da saga de Hades do mangá original, lá no começo dos anos 2000. A TMS conseguiu fazer um trabalho excelente. A animação está ótima, os personagens parecem estar vivos mesmo, na tela. O design dos personagens também está muito agradável, as armaduras parecem realmente serem feitas de metal.



Na Trilha sonora, mais dedão do Tio Kurumada. A letra da musica de encerramento quem escreveu foi ele. O arranjo ficou bom, nada muito surpreendente, sendo um encerramento bem calmo. A abertura ficou muito boa, apresentando os cavaleiros de ouro que apareceriam em tal fase do anime, a briga entre Hades e Pégaso, o Sofrimento de Atena ao ver seu irmão e seu melhor amigo brigarem, enfim, aquel sofrimento todo que há em CDZ.



O mangá já foi encerrado no Japão. No Brasil ainda continua sendo publicado pela JBC mas também já se aproxima do seu final aqui. O anime tem fôlego para mais uma temporada, pelo menos, esta terceira que parece que será a mais phoda, com grandes Cavaleiros de Ouro prontos para lutar.



Confesso que quando a série foi lançada não dei muita bola, assisti aos dois primeiros episódios lançados e percebi que Tenma era tão chato quanto Seiya. Só esse ano que resolvi voltar a assistir a série e digo que valeu muito a pena. Pra quem é fã do universo de Saint Seiya, a série é um prato cheio, corre até uma lágrima no canto do olho ao ver a luta dos cavaleiros de ouro contra os espectros de Hades, que, na minha opinião, é o que vale a pena mesmo desta série. 



Ainda não há nenhuma informação sobre quando sairá a terceira temporada do anime, ou mesmo se sairá. De qualquer forma, vamos aguardar o comecinho de 2012 pra ver se sai alguma informação.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário