30/12/2011

[RESENHA]Túmulo do Vagalumes - Hotaru no Haka



E depois de muito tempo, mais uma resenha da série sobre o estúdio Ghibli. Desta vez, vou falar de Hotaru no Haka, ou Túmulo dos Vagalumes.


Hotaru no Haka tem como cenário a Segunda Guerra Mundial e sua conseqüências para o Japão. Neste meio, vemos como os irmãos Seita e Setsuko sobrevivem a tanta tragédia e destruição. Pra começo de conversa, eles perdem a mãe enquanto fugiam de um ataque dos americanos. A mãe foi para o abrigo na frente. Chegando lá, Seita encontra a sua mãe toda debilitada e enfaixada por todo o corpo. Claro que ela não sobrevive e os irmãos são obrigados a irem morar com uma tia, irmão do pai dos meninos, que é um marinheiro. Na casa da tia, tudo são flores no começo, porem a relação das crianças com mulher vai ficando cada vez pior, até que Seita, junto de Setsuko decide ir embora. Sem ter mais para onde ir, eles vão morar em um abrigo abandonado, a beira de um lago. Lá, vivendo em condições precárias, é claro que não pode terminar bem. Vou para por aqui senão vou dar mais spoiler do que já dei.


O filme mostra de forma cronológica ao contrário o que aconteceu com Seita, ou seja, no inicio do filme, temos Seita, todo sujo, parecendo um mendigo - na verdade, nesse ponto da história ele já é um, propriamente - para depois então mostrar os fatos que decorreram até ele chegar naquela situação.


O filme mostra um ponto de vista da Guerra, onde a falta de comida, a preocupação com o futuro, a decisão do Japão se render, como tudo isso afeta um garoto que deve ter lá pelos seus 13 anos, e ainda mais por ser filho de um militar.


Hotaru no Haka é um dos poucos filmes do estúdio onde é possível situar-se no tempo em que a história ocorre, no caso a Segunda Guerra, já que sempre, por haver o fator fantasia/surrealismo, é difícil colocar um tempo na história.


Nem preciso dizer que é um clássico do Estudio Ghibli. A história flui de forma tão tranqüila que quando o filme acaba da gosto de querer assistir um pouco mais. Quando falo que a história flui de maneira tranqüila, entenda que o ritmo é um pouco lento para um filme, com sequencias lentas e tudo mais. Mas para o tema tratado no filme isso se faz necessário.


Com isso conseguimos sentir um pouco do drama que o personagem passa durante a guerra, os desafios que tem que enfrentar para sobreviver e ainda por cima cuidar de sua irmã menor.

Com uma história bonita, Hotaru no Haka, é um daqueles filmes pra ser ver quando se está de bem com a vida. A história triste pode deixar, quem já está na deprê, mais deprê ainda. É sério.


Um comentário:

  1. Eu já assisti na versão japonesa, e confesso a vocês que este desenho animado é muito triste. Mesmo os maios durões não suportam o final desta história, e deixam correr lágrimas.

    ResponderExcluir