01/08/2014

[RESENHA] Hourou Musuko

Revirando o baú e encontrei uma abandonada nos rascunhos. como assim? Bora assistir a série mais uma vez e escrever uma resenha bem caprichada, como há muito não escrevo. 


Hourou Musuko é um dos animes mais incríveis que já assisti. Nunca esperei assistir a um anime com esta temática e com uma história contada de uma forma tão leve, a respeito de um assunto delicado, mas tão carregado de sentimentalismo e reflexões. A história foi baseada no mangá de mesmo nome escrito por Takako Shimura e que foi publicado durante os anos de 2002 a 2013, rendendo em torno de 14/15 volumes encadernados.



O protagonista principal é Nitori Shuuichi, um garoto de 10 anos que deseja se tornar uma garota e gosta de andar vestido de mulher. A outra protagonista é sua amiga Takatsuki Yoshino, uma garota que deseja se tornar um garoto e gosta de andar vestido de homem. Os dois compartilham este segredo e passeiam juntos vestidos de roupa do sexo inverso. Com o passar do tempo, começa a ficar mais difícil para eles se travestirem secretamente e começam a se preocupar por conta do desenvolvimento do corpo. (fonte: Anbient).


Adolescência não é uma época fácil pra ninguém. É tanta coisa que acontece: possibilidades, desafios, deveres, descobertas, arrependimentos, alegrias e tristezas. E Hourou Musuko vem mostrar isso pra gente tratando de um assunto um tanto quanto delicado na vida real. A puberdade e nossas escolhas sexuais. Falar disso é um pouco difícil mesmo. Até os especialistas pensam muito bem antes de soltar qualquer palavra. Muita gente ainda considera um tabu falar sobre isso dentro de casa. Mas estas mesmas pessoas em toda a seriedade da questão, e se dizem abertas ao relacionamento com os filhos, se sentem sem rumo quando algo fora do "senso comum" acontece dentro de casa. Não quero nesta resenha, levantar, em hipótese alguma, discussões a respeito do tema. Tentarei aqui ser o mais crítico possível me abstendo ao máximo de minhas opiniões pessoais pois o foco é o anime e a história que é contada.





E se você menino quisesse ser uma menina? E se você menina quisesse ser um menino? São essas, e outras tantas, perguntas que desenvolveram a história de Hourou Musuko. A simplicidade e delicadeza de como o tema é tratado nos leva a assistir o anime pensando em como isso se daria na vida real pois é um assunto que para muitos ainda é tabu. Sim, pois aqui não estamos falando apenas de orientação sexual, envolve algo mais sério como a própria mudança de gênero e sexo.



o anime é produzido de uma forma muito cuidadosa nos detalhes. Não espere aqui encontrar cabelos coloridos, olhos arreganhados de tamanhos, brilho e purpurina. A beleza visual se encontra na simplicidade do traço dos personagens e do filtro aplicado a animação, que me remeteu muito a Kare Kano (um anime lá das antigas). O vídeo é tratado quase que como uma pintura, um filtro usado que deixa a imagem com cores suaves, claras.



O ambiente escolar retratado na séirie é como o de qualquer escola: alunos sofrem bullying por suas atitudes, sua forma de vestir, suas palavras e até mesmo quando não fazem nada. Já no ambiente como um todo, temos aqui uma típica "escola de anime". Coloco desta maneira pois nunca fui a uma escola no Japão pra saber se as coisas são daquele jeito mesmo.  Mas neste ponto acho que voces entendem o que quero dizer não é? Teremos todos os tipos clássicos de personagens, desde os inteligentes até os esportistas, passando pelos hiperativos, excluídos, e tantas outras tribos que existem dentro da escola.


A trilha sonora é daquelas de fazer chorar, algo do tipo Natsuyuki Rendevouz. A abertura é cantada pela Rie Fu, do primeiro encerramento de BLEACH. E a letra da música é tão phoda que é impossível imaginar ela sendo cantada por outra pessoa. É o tipo de musica que fala sobre o amor verdadeiro, aquele que faz a gente querer largar mão de tudo. Gente, até eu ja tive um amor assim


O anime simplesmente merece uma segunda, terceira e qualquer quantidade necessária de temporadas para mostrar o final desta história incrível pois no final, em aberto, fica o gosto de quero mais, quero saber como isso termina. Sei que o mangá existe e é só dar uma olhada na internet (coisa que ainda não fiz pois tenho fé em uma continuação animada)

2 comentários: