15/02/2015

[RESENHA] Terra Formars


Terra Formars conta uma história futurística em que já não é mais suficiente vier na Terra e por isso a colonização de outros planetas é importante. Para tanto, baratas foram enviadas ao planeta Marte a fim de obter resultados sobre a adaptação no planeta vermelho. 500 anos depois do primeiro envio, uma nova missão, agora tripulada por humanos, parte para o planeta vermelho. O motivo? As baratas se desenvolveram demais e agora os terráqueos devem ir ao planeta para encontrar o vírus que as transformou e evitar que a raça humana seja dizimada.


Este anime foi esperado como o novo Attack on Titan. Motivos de comparação não faltam em relação aos gigantes. Terra Formars é também uma série que traz na história a humanidade à mercê de seres que querem apenas matá-los.


Esta questão é uma das mais interessantes do anime. Traz mais sentido com a realidade afinal, diga-me qual seu primeiro pensamento ao ver uma barata? Acredito que seja matar o bicho. Mas por quê? Você consegue me dar uma explicação convincente? Eu mato porque tenho nojo. E por medo de que ao estar dormindo ela venha passear em minha boca. (ergh!) Fazendo essa relação, as baratas de Marte não tem (ao menos por enquanto) nenhum outro objetivo que seja matar os humanos assim que os veem.


E apesar de estar numa época de tecnologia avançada, qual a melhor forma de enfrentar a natureza? Com a própria natureza, é claro. Os soldados que viajam à Marte para deter as baratas e encontrarem o vírus que pode destruí-las possuem modificações em seus corpos, onde foram inseridos genes de outros insetos, destacando suas melhores habilidades para lutarem contra as baratas. Você já pode imaginar personagens fodões com poderes fodões quebrando o pau contra as baratas.


Em termos técnicos o anime é bem produzido, tanto nas cenas mais paradas quanto nas animações de batalha. Recomendo assistir ao anime em no minimo qualidade HD de 720p para que nenhum movimento se perca em qualidade inferior, mesmo com os mp4 de qualidade existentes hoje. O anime é um pouco escuro, não é muito colorido e uma qualidade menor que o HD pode ser que ocorra de perder algum movimento, algum traço. Não é aconselhável, mas tentem assistir com menos luz no ambiente. Isso aumenta mais o clima de tensão na série.


Sobre a história do anime, achei muito curta para o tanto que prometia e um pouco fora de mão também. Primeiramente que o anime contou com apenas 13 episódios na TV e 2 OVAS lançados. Um antes da série e outro depois. Recomendo assistir primeiro a série e só então depois os OVAS, pois pode parecer um pouco confuso a principio. Os OVAS não dão uma ideia tão clara do que seja o contexto da historia, pois de acordo com o que li, os OVAS são flashbacks da historia que foram contatos mais próximos dos volumes atuais do mangá.


Terra Formars traz consigo um pouco do que nós seres humanos aguardamos para o futuro. Não sei se é de conhecimento de todos mas o programa de exploração humana em Marte já começou, e o lançamento da nave será dentro de alguns anos. Mesclado a realidade e ficção fato é que nosso planeta já dá sinais de que não comportará tanta gente e que a exploração por planetas com ambiente favorável à vida, como a Terra, já não é também novidade.


Nesse sentido percebemos na história do anime o erro que foi enviar baratas ao planeta. Seres que se adaptam facilmente a ambientes extremos conseguiram se desenvolver muito rápido e tornaram-se um prolema, o que de fato também permitiu um avanço da tecnologia na Terra, mesmo que seja para enfrentamento deste novo inimigo.


Terra Formars é um anime que nos inspira a curiosidade de saber como toda aquela situação vai se desenrolar. Os humanos chegam a um planeta infestado de super baratas. Estas baratas podem esmagar humanos com a mesma facilidade que os humanos esmagam uma barata terrestre. Nesse ponto é engraçado notar como a censura do anime se faz presente na questão da morte dos personagens. Você pode perceber isso pelos primeiros episódios da série. Falar mais que isso já é dar spoiler.



Dentre tudo isso, senti falta de um desenvolvimento na história propriamente dita da série. No momento que escrevo esta resenha não tenho certeza de uma segunda temporada confirmada, mas a que tudo indica parece que vai ter sim, tanto que se abre isso espaço para isso co muita coisa a ser contada ainda. Estes 13 episódios transmitidos me pareceram querer apresentar os personagens principais e seus poderes, focando um pouco no passado de cada um, como que adquiriram seus poderes e o que os levou até Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário